Inscrições para filmes 2019 encerradas, boa sorte a todos os inscritos!.

ACCON

ASSOCIAÇÃO CULTURAL DO CONGO


 Histórico
Em 2006, um grupo de jovens fazia um curso básico de teatro na Fundação Raul Jovino de Sousa (FURJOS), no município do Congo. Em seguida, realizaram um filme de longa-metragem, intitulado “Palavras de um menino em busca de um sonho”, tendo a Direção de José Dhiones Nunes. O grupo não possuía nenhuma experiência na área audiovisual, no entanto, o filme conseguiu atrair um público de mais de oitocentas pessoas que marcaram presença no Ginásio de Esportes “O Povão”.        
     No ano seguinte, os jovens decidem criar uma associação cultural com o intuito de desenvolver e fomentar as ações culturais existentes. Fundam, em 24 de janeiro de 2007, a Accon – Associação Cultural do Congo. No mesmo ano, foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores do município, o Projeto de Lei Nº. 045/2007, que torna de Utilidade Pública a instituição cultural.

     Em 2009, a Accon cria uma Mostra de Cinema (CineCongo) com filmes de curta-metragem produzidos por cineastas paraibanos. A Mostra tinha como objetivo, exibir as produções realizadas no Estado da Paraíba a toda população da cidade, que não tinham acesso ao produto audiovisual e, principalmente, à arte como um todo.

   Trabalhos Desenvolvidos
Na Literatura de Cordel, a Accon é responsável pela elaboração e confecção do folheto, que é distribuído para alunos e comunidade em geral. No Teatro desenvolve oficinas com crianças e jovens, levando assim, o acesso gratuito à arte. Quanto ao acervo audiovisual, a Accon possui mais de 1.500 filmes, entre, longas, médias e curtas-metragens nacionais e, isso se dá, devido ao Festival CineCongo que todos os anos recebe filmes de todo o Brasil. Desenvolvendo assim, um trabalho contínuo durante o ano com as crianças, jovens, adultos e idosos com mostras oferecidas gratuitamente no Cineclube Torquato Joel, com capacidade para atender 25 pessoas por sessão, ou até mesmo, em outro local. Já o CineCongo, se torna o grande encontro nacional do cinema brasileiro.

 Atuação da Accon
O público atendido pela Accon, é formado por crianças, jovens e toda a comunidade em geral, que são atendidas com oficinas básicas de teatro, introdução audiovisual e exposição de artefatos históricos na Casa da Cultura Mira Ramos, sede da Accon. Apoio aos cordelistas na elaboração e difusão dos trabalhos. E a participação de todos as pessoas no Cineclube e nas edições do Festival CineCongo.
A Associação Cultural é mantida por sócios, pelo comércio local, empresários, etc. Já o Festival CineCongo possui uma importante parceria com a Cooperativa de Turismo Paraíso da Serra, Prefeitura Municipal do Congo, Empresários, Universidades como a UFPB – Universidade Federal da Paraíba, através do Centro de Extensão Cultural (COEX) e Unicap – Universidade Católica do Pernambuco, entre outros.

  Formação Executiva da Accon
A Accon é formada pela Diretoria Executiva (Presidente, Vice-Presidente, Tesoureira e Secretária), por um Conselho Fiscal, que é formado por três membros titulares e três membros suplentes. Para desenvolvimento de todas as atividades a Associação Cultural Conta com o apoio de jovens voluntários para desenvolvimento das atividades culturais. Esse grupo é chamado de (G.T.) Grupo de Trabalho.
1ª Diretoria Executiva

           
2º Diretoria Executiva 





Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa e persistência diária! São atitudes como estas que são responsáveis pelo desenvolvimento cultural da humanidade!! Continuem na luta!! Um grande abraço

    ResponderExcluir